sábado, 31 de julho de 2010

À FAMÍLIA.

Durante toda a minha vida perceptiva a distância se fez presente.
Meu pai sempre viajou muito e só voltava em finais de semana, ás vezes, até de 15 em 15 dias. O que me lembro daquela época vem da memória de uma criança que queria aproveitar ao máximo os breves momentos com todos juntos.

Muitas vezes, quando a estadia dele terminava em brigas, eu dizia asneiras que crianças, e até alguns adultos mais tolos, dizem do tipo: "Eu te odeio" ou "Tomara que você morra". Mas lembro também que no outro dia chorava muito porque achava que ele pudesse não voltar mais por conta do que eu disse. Abria as "anteninhas" (como haviam me ensinado em casa) para conversar com "Deus" e pedia para que ele voltasse e confessava que era mentira, eu não queria que ele morresse.
Minha mãe, sempre trabalhando, aguentava nossas macaquisses e chatisses de crianças em períodos curtos também. Até que, com os filhos mais crescidos, ela também viajou, mas diferente do meu pai, ela não podia voltar a cada 15 dias, muito menos todo final de semana. A distância que ela tomou atravessava mares.
Eu morava com a minha irmã, daí passamos a morar, também, em lugares separados.
Mudei até de cidade e hoje moramos todos em lugares diferentes.
Inspirado nisso e em algumas outras situações, acabei encontrando um refúgio, mesmo com tanto espaço físico entre nós. É como escrevi uma vez: "A distância não impede o amor, as pessoas que o fazem."
É que a ligação que cultivamos em casa por causa disso tudo, é o amor que sentimos uns pelos outros.
Fui criado à base da liberdade e com isso aprendi a respeitar tanto as sinuosidades da vida quanto as das próprias pessoas.
Então, mesmo sentindo tanto a falta física da minha família, sei que é muito mais forte ainda o amor que sinto por eles. E, mesmo que por ventura, algum deles não enxergue esta ligação, ela ainda assim existirá, como as estrelas no céu em plena luz do dia.

3 comentários:

  1. Filhão amado!! Estou sem palavras...só posso dizer que vc e sua irmã ainda moram juntos, dentro do meu coração e assim será eternamente! Como vc mesmo disse, não importa a distância e tão pouco os incessantes acontecimentos, a realidade é que mesmo separados formamos uma família unida, cheia de amor e sabemos que um sempre estará ali, pelo outro....
    "Ser feliz é ser amado, amando!"

    ResponderExcluir
  2. num sei se gostei mais do seu texto ou do comentario da sua mãe, confesso!
    fato é q com ctz vcs são mto mais próximos msm estando tão distantes do q mtos q vivem sob o msm teto!
    leo, to sempre aqui viu?! pra desabafo, alegrias e td q vier no pacote heheh
    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Eu sou testemunha desse amor, o que pra mim era bem estranho, ao passo que na minha família, oais são pais e não amigos. Essa familia ai é de se tomar como exemplo, pra mim toda familia deveria ser assim! Eu amo vcs!

    ResponderExcluir